Como falar sobre estilo sem citar os perfumes? A Equipe Fulana acredita que o perfume faz parte da produção tanto quanto uma roupa bonita e um belo sapato (podemos sair de casa sem celular, mas sem perfume jamais, não é mesmo?). Difícil mesmo é achar um cheirinho que combine com a gente.
Extrato, perfume, eau de parfum, eau de toalete, colônia, deo-colônia, eau de cologne. Ufa! São tantas coisas que fica difícil mesmo saber o que levar para casa e nessa missão "perfume-perfeito", devemos levar em conta, primeiramente, o que cada terminação significa.
Para quem não sabe, perfume e extrato quase não são achados por aí. Extratos são essências SUPER concentradas (entre 20 e 40%). Aqui no Brasil nós raramente (para não dizer nunca) achamos, até porque somos um país tropical, de temperatura bem quente, que "briga" com a essência, entendem? Já Perfumes (os de verdade) também são bem concentrados e duram de 12 a 20 horas na pele (ou seja, nem tudo é o que parece).
Agora, falando do que encontramos facilmente, vamos começar pelo Eau de Parfum (leia-se: ô de parfâm), que tem uma concentração de notas que variam entre 10 e 20%. É mais diluído, mas ainda é bem forte. É mais recomendado para a noite justamente por isso. Dura de 6 a 8 horas.
|
A versão Eau de Parfum de Miss Dior é incrível: com notas de jasmin e patcholi, tem um ar adocicado maravilhoso |
Mas o que mais encontramos por aí são os Eau de Toillet (leia-se: ô de tualét), mais levinhos com concentração entre 7 e 10%, são ótimos para usar durante o dia e seguram bastante o rojão da noite. Aqui no Brasil, e em outros lugares quentes ao redor do mundo, são os mais usados. Dura de 4 a 6 horas.
|
Um dos perfumes mais gostosos que já vimos: tem cheirinho de banho, bem fresquinho mesmo. Tem notas de abacaxi, melão, groselha preta, rosa de maio, amora, sândalo e pêssego. Uma delícia! |
|
Os perfumes dessa marca (são do casal David e Victoria Beckham) valem pelo custo/benefício. São todos deliciosos, com uma boa fixação e preço é MUITO bom. Esse, em especial, reflete uma mulher madura, elegante e glamourosa, a cara da Fulana |
Também encontramos muito colônias e eau de cologne, que são as mais suaves de todas as essências. Para quem não é muito fã de perfume é o ideal, porque dá um cheirinho gostoso sem enjoar. São ótimas para aqueles dias quentíssimos do verão ou quando se vai para a academia com certeza de suar bastante.
|
Preferido de 9 em cada 10 mamães, o Giovanna Baby continua fazendo sucesso mesmo depois que os bebês crescem. Quem nunca amou? |
Também é importante levar em conta algumas dicas na hora da compra:
+ Prefira o horário da manhã. Nesse período nosso olfato ainda não foi alterado por poluição, contato com outras pessoas, etc.
+ Lembre-se: sempre teste o perfume no papel. Depois de escolher um ou dois, teste no pulso: o calor dessa área acentua a fragância.
+ Na hora de comprar um perfume, vale a pena prestar atenção nos cheiros que aparecem com o passar das horas. Existem três tipos “básicos” de nota. Para sentir cada um deles, só esperando esse tempo…
- Notas de cabeça: É o primeiro aroma que a gente sente ao cheirar um perfume, por isso, são as essências mais voláteis, como limão, laranja, bergamota, lavanda, pinho e eucalipto. É aquele perfume que a gente acha “fresco”.
- Notas de corpo: que ficam na pele por cerca de 2 horas. Essas notas são praticamente a personalidade do perfume, onde são usadas essências menos voláteis e mais fortes, como especiarias (cravo, canela), florais, químicas (aldeídos), e as amadeiradas (patchuli).
- Notas de fixação: as notas de base, mais duradouras, só aparecem na pele depois de 4 horas. Geralmente são usadas resinas e essências amadeiradas e de origem animal, como o musk e o castor…
+ E a dica mais legal: se você for comprar um perfume de alguma marca famosa, super vale a pena dar uma olhada na coleção da grife! Porque, por exemplo, se ela tem um estilista mais extravagante, o perfume vai seguir a mesma intenção…
Gostaram das dicas? Você encontra esses e outros perfumes maravilhosos na Christine Perfumaria (R. Ariosto Bento de Mello, nº 25-Loja 2, aqui em Friburgo. O telefone é (22) 2522.8542)