2 de outubro de 2012

Sobre sapatilhas...

Usar salto alto muitas vezes é bem cansativo e acaba prejudicando a saúde. Já houve um tempo em que os sapatos mais lindos eram os bem altos. Nós ainda vimos muito disso por aí, mas por questões que superam as estéticas, foi preciso substituir os modelos por opções mais casuais, porém não menos elegantes nem charmosas. Quer saber como isso começou? Que tal uma aula de história?

Audrey Hepburn, Brigitte Bardot e Twiggy: precursoras dos modelos flats
No Século XVI, a Rainha francesa Catarina de Médici, pediu ao sapateiro real para colocar um saltinho mais delicado, de 2 cm apenas, no seu sapato de casamento. Séculos depois, a atriz Brigitte Bardot pediu para Rose Repetto - dona de uma das mais famosas marcas de produtos para ballet do mundo - confeccionar um modelo de sapatilha inspirado nas usadas pelos bailarinos, mas que pudesse ser usada durante o dia. O resultado foi o modelo Cendrillon, criado em 1956, que chegou a ser usado em uma cena do filme "E Deus criou a mulher". Um ano depois, Audrey Hepburn usou sapatilhas em "Cinderela em Paris", com um vestido de gala. Desde então, elas têm encantado as mulheres.

Para inspirar, separadas algumas fotos da it girl americana Olivia Palermo. Ela usa as sapatilhas em diversos momentos do dia e está sempre elegante e bem vestida.



Na dúvida de como usar, siga essas dicas. 

+ Quem tem pernas grossas, deve dar preferência à modelos que tenham as laterais mais fechadas, para evitar o efeito "pé esparramado";
+ Para festas (mulheres altas não precisam perder o glamour por não gostarem de usar salto!), deve-se abusar de sapatilhas com cetim, paetês, glitter e verniz;
+ Não há cores ou estampas proibidas, mas tome cuidado na hora de combinar a estampa dos pés com a da roupa;
+ As mulheres mais baixas só devem tomar cuidado na hora de escolher o modelo. Os mais cavados dos lados e mais claros ajudam a não "cortar" a silhueta;
+ No verão, combine com shorts, saias e vestidos, mas lembre-se SEMPRE que devemos compensar a altura alongando as pernas, por isso as roupas devem ser um pouco mais curtas.


Dentre os modelos incríveis que temos aqui na Fulana, separamos o da Júnia Gomes, inspirado na tendência "total white", que promete dominar a estação. Venha conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário